Deputado Nereu Crispim visita Bento Gonçalves e apoia criação da Zona Franca da Uva e do Vinho

O Deputado Federal Nereu Crispim esteve em Bento Gonçalves a convite da líder do governo, Joice Hasselmann, e do Prefeito Guilherme Pasin, para reunião do Fórum Intermunicipal de Planejamento Turístico e Econômico. O encontro foi realizado no hotel Spa do Vinho e debateu a criação da Zona Franca da Uva e do Vinho.  Entre os convidados também estiveram presentes o Deputado Federal Bibo Nunes e o Secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo do RS, Ruy Irigaray.

O projeto de lei de autoria do ex-deputado federal João Derly, visa isenção de impostos na venda de vinhos no varejo em 23 cidades da Serra Gaúcha que detém produção vitivinícola. O objetivo é estimular o desenvolvimento da vitivinicultura local e o enoturismo na região.

“Desde sua criação o que queremos mostrar para o governo não é o que ele vai deixar de arrecadar e sim o que vai movimentar. Desonerar o vinho na região produtora faz com que se movimente o turismo”, destaca o Secretário de Esportes do Estado, João Derly.

De acordo com dados do Ibravin, a tributação nos vinhos corresponde a 54% do valor do produto. “Só o Vale dos Vinhedos recebe mais de 400 mil turistas por ano. Com a redução dos impostos na venda direta de vinhos aos turistas e visitantes, podemos incrementar sobremaneira este fluxo, gerando novos empreendimentos, empregos e desenvolvimento econômico e social em toda região Uva e Vinho”, destacou a sócia-diretora do Hotel, Deborah Villas-Bôas Dadalt.

Em seu pronunciamento o Prefeito Guilherme Pasin lembrou a representatividade do setor. “O setor vitivinícola é muito representativo socialmente e economicamente. A atividade impacta na vida de mais de 25 mil famílias, que sobrevivem da uva e vinho no nosso Estado”, disse.

Outra demanda do setor é a redução do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) do vinho. Em março, o presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM) também participou de reunião do Fórum.

Foto: Emanuele Nicola

Infraestutura

Além de encurtar distâncias, facilitar o escoamento da produção e servir como rota para chegar de forma mais rápida e segura até a capital a Rodovia da Serra, extensão da BR-448 até o entroncamento da RS 240, em Portão trará benefícios diretos para Serra Gaúcha. Com objetivo de sensibilizar o governo federal para necessidade desta obra o coordenador Pró- Rodovia da Serra, Jaime Farina, entregou o documento com a demanda para de Deputada, juntamente com o Prefeito Guilherme Pasin.

 

O Deputado Nereu Crispim também apoiou a causa e assinou o termo de compromisso para contribui com o projeto: “A serra gaúcha é um polo turístico e industrial, com destaque para os setores metalmecânico, moveleiro e vitivinícolo. Precisamos investir em melhorias na logística e desenvolvimento da infraestrutura de acesso à região. Vou cooperar no que for preciso em Brasília para que a extensão da BR-448 saia do papel”, comentou o parlamentar.

Nereu Crispim também conversou com o Prefeito de Garibaldi, Antônio Cetolin, que é presidente da FAMURS, e reiterou o compromisso e a disponibilidade de colaborar com os prefeitos gaúchos e trabalhar pelo fortalecimento dos municípios: ” A nova previdência e, na sequência, a reforma tributária e a revisão do pacto federativo são soluções extremamente necessárias para fortalecer os municípios. É no município que a vida do cidadão acontece e onde precisamos distribuir qualidade no serviço público como retorno ao contribuinte.”

 

Com informações da Assessoria de Comunicação Social da Prefeitura de Bento Gonçalves

 

Você também poderá gostar...