INC 1443/21: Cria secretaria especial para tratar de mudanças climáticas

O deputado Nereu Crispim enviou requerimento ao Ministro do Meio Ambiente, Joaquim Leite, sugerindo a transformação da Secretaria de Clima e Relações Internacionais uma secretaria especial.

Isso porque recentemente, o Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas, o IPCC, publicou o primeiro capítulo do Sexto Relatório de Avaliação1 , o AR6, no qual deixou claro que as mudanças do clima foram causadas por ações antrópicas. Com a publicação do documento, a COP26 foi realizada em um momento em que a necessidade de mudar a forma como encaramos a natureza é mais clara do que nunca. É consenso entre autoridades no assunto que o momento de firmar políticas e programas capazes de mitigar o aquecimento global é agora, justifica Crispim.

Há a necessidade de uma transição global no sentido de uma economia mais sustentável e equitativa não será possível sem um financiamento climático justo, suficiente, responsável, sustentável e que não contribua para a dívida, e ainda financiamento para uma transição que não exacerbe vulnerabilidades em termos de dívida no Sul Global. Entende-se que a transformação da Secretaria de Clima e Relações Internacionais uma secretaria especial pode contribuir para que o país possa contribuir cada vez mais para o mundo sobre o tema.

Saiba mais sobre a indicação:

https://www.camara.leg.br/proposicoesWeb/fichadetramitacao?idProposicao=2311636

 

Você pode gostar...