Deputado Nereu Crispim envia representantes a lançamento da Campanha do Agasalho, no Piratini

A convite do Governador Eduardo Leite, o Deputado Federal Nereu Crispim enviou os assessores Nicolas Sanchez e Vagner Gomes para representá-lo no lançamento da Campanha do Agasalho 2019, na tarde desta quinta-feira (9), no Palácio Piratini. Tradicionalmente iniciada entre junho e julho, a programação foi antecipada para o começo de maio a fim de arrecadar o maior número de doações antes da chegada do frio. Neste ano, a prioridade são roupas infantis, tanto de bebês como de crianças maiores.

Governador Eduardo Leite, Vagner Gomes e Nicolas Sanchez

Organizado pelas secretarias de Comunicação e de Trabalho e Assistência Social e pela Defesa Civil, o lançamento da campanha teve um tom lúdico. Com apresentações do grupo Tholl e da cantora mirim Luiza Barbosa, finalista da última edição do The Voice Kids, o evento quis reforçar a importância da doação de roupas infantis. “As roupas infantis geralmente ficam dentro de casa. O irmão mais velho passa para o mais novo, passa para um primo ou uma prima. Por isso, acaba sendo o ponto fraco da arrecadação”, explicou a secretária de Comunicação, Tânia Moreira.

As roupas doadas devem estar limpas e em boas condições de uso. Como lembrou Tânia, todas as peças de roupa têm uma história e, se passadas adiante, podem ajudar a contar novas histórias. A população também pode doar cobertores, artigos de cama, mesa e banho, calçados, meias, produtos de higiene e limpeza, e alimentos não perecíveis e cestas básicas.

O governador Eduardo Leite inaugurou a campanha, fazendo a primeira doação. “Esse casaco me acompanhou durante toda a corrida eleitoral, esteve comigo em momentos importantes e me trouxe sorte. Sei que, agora, ele pode fazer parte da história de outra pessoa”, comentou, reiterando que as doações devem ser de itens que se encontrem em bom estado. O governador também agradeceu as empresas e entidades parceiras da campanha, bem como toda a população que se engaja na causa.

Fotos Gustavo Mansur / Palácio Piratini

De acordo com o chefe da Casa Militar e coordenador de Proteção e Defesa Civil, coronel Júlio César Rocha Lopes, a Defesa Civil é responsável pela triagem e pela organização dos itens doados. “Sabemos que o povo gaúcho é solidário e esperamos um grande volume de doações para levar alento aos que precisam”, afirmou. Neste ano, pela primeira vez, será realizada também a contagem de donativos recebidos nos pontos de coleta espalhados pelo interior.

A secretária de Trabalho e Assistência Social e Trabalho, Regina Becker, já está acostumada a participar de campanhas de doações. Esposa do ex-prefeito de Porto Alegre José Fortunati, Regina comandou sete campanhas na capital. “Neste ano, nos antecipamos ao frio que, inclusive, esperou o lançamento para chegar”, comparou. Para ela, as campanhas do agasalho são uma chance de a sociedade se engajar em um espetáculo de solidariedade.

Outra novidade da edição 2019 é a parceria com o aplicativo 99 Pop. Quem quiser doar e não tiver como levar as roupas ou alimentos até um posto de coleta pode chamar um carro pelo serviço de viagens particulares, usar o código “agasalho99” e ganhar desconto de 20% nas corridas de ida e volta até o local de entrega da doação.

ONDE DOAR

– Central de Doações da Defesa Civil do RS (av. Borges de Medeiros, 1.501 – térreo, em Porto Alegre)

– Todos os quartéis da Brigada Militar e do Corpo de Bombeiros

– Coordenadorias regionais da Defesa Civil: Porto Alegre, Santa Maria, Pelotas, Santo Ângelo, Uruguaiana, Frederico Westphalen, Lajeado, Caxias do Sul e Passo Fundo

– Supermercados Zaffari (36 pontos de coleta)

– Farmácias São João (700 pontos de coleta)

– Unidades do Sesc (66 pontos de coleta)

Os parceiros da Campanha do Agasalho 2019 são 99 Pop, Zaffari, Farmácias São João, Sesc, Sindilojas e Sindifisco.

 

 

Com informações do Governo do Estado do Rio Grande do Sul 

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