Deputado Nereu Crispim participa da Frente Parlamentar da Reforma Tributária

Deputado Nereu Crispim participa da Frente Parlamentar da Reforma Tributária

Em um evento realizado na Câmara dos Deputados nesta quarta-feira (27) foi instalada a Frente Parlamentar Mista da Reforma Tributária. O Deputado Federal Nereu Crispim é um dos 187 deputados que integram o colegiado.

Segundo o coordenador do grupo, deputado Luis Miranda (DEM-DF), a atual carga tributária penaliza os mais pobres e a intenção é lutar por uma reforma que desonere o consumo e aumente as alíquotas cobradas sobre a renda. De acordo com ele, a reforma tributária é condição indispensável para a retomada do crescimento do país.

Em dezembro do ano passado, foi aprovada em comissão especial uma proposta de reforma tributária (PEC 293/04) que simplificou o sistema tributário. O texto extingue oito tributos federais (IPIIOFCSLLPISPasepCofins, Salário-Educação e Cide-Combustíveis), o ICMS, que é estadual, e o ISS, um imposto municipal.

No lugar deles, surgiria um imposto estadual sobre o valor agregado, chamado IBS, Imposto sobre Operações com Bens e Serviços, e um imposto federal sobre bens e serviços específicos. O coordenador da frente parlamentar, Luis Miranda, afirma que a proposta é uma opção.

“Mas existem outras opções, inclusive a Anfipe, a Fenafisco, o Sindifisco, eles trouxeram estudos com 800 páginas com várias opções de texto a serem discutidos. Porque não adianta a gente começar de fora para dentro, como estamos vendo na reforma da Previdência, a dificuldade que é discutir com os parlamentares um texto que já está pronto. O objetivo da frente é o contrário. É discutir primeiro com os parlamentares o que eles aceitariam. O que eles acreditam que é o melhor caminho para uma possível aprovação e, a partir daí, desse momento, termos um texto final para propor para o governo”, disse.

 

Para o Deputado Nereu Crispim, esta é uma das reformas mais urgentes para a economia brasileira: “Depois da Nova Previdência e da revisão do pacto federativo, a reforma tributária é a ação mais importante a ser implementada no cenário econômico do nosso país. Precisamos trabalhar para reduzir a carga de impostos, simplificar a burocracia e gerar um ambiente de negócio favorável ao empreendedor”, destaca o parlamentar.