Deputado Nereu Crispim participa de sessão da Frente Parlamentar pelo Novo Pacto Federativo

O Deputado Federal Nereu Crispim esteve na primeira sessão da nova Frente Parlamentar Mista Em Defesa do Pacto Federativo, nesta quarta-feira (13), na Câmara dos Deputados.

O presidente do grupo, deputado Silvio Costa Filho (PRB-PE), afirmou que a iniciativa conta com o apoio mais de 250 deputados e senadores, que pretendem discutir a redivisão do bolo tributário e das atribuições de cada ente federativo.

Silvio Costa Filho lembrou que, antes da Constituição de 1988, cerca de 70% de todas as receitas disponíveis eram divididas por estados e municípios. Atualmente, a União fica com a maior parte (cerca de 55%), enquanto os municípios ficam com a menor (cerca de 20%), mesmo tendo de responder com a prestação de vários serviços à população, como saúde e educação.

Foto: Douglas Gomes / Câmara dos Deputados

“Menos Brasília, Mais Brasil”
A líder do governo no Congresso, deputada Joice Hasselmann (PSL-SP), declarou que os objetivos da frente parlamentar, resumidos na expressão “Menos Brasília, Mais Brasil”, estão alinhados com a gestão do presidente Jair Bolsonaro.

“O presidente disse isso durante a campanha e continua dizendo. É missão do ministro [da Economia] Paulo Guedes e de toda a equipe econômica trabalhar na descentralização dos recursos, porque as pessoas não moram na União, elas moram nas cidades”, comentou a deputada.

Para o Deputado Nereu Crispim, o pacto federativo é a questão econômica mais relevante após a nova previdência: “Depois da nova previdência, o pacto federativo é a discussão mais importante para o cenário econômico do nosso país. O meu estado do Rio Grande do Sul carece urgentemente que a distribuição de receitas seja revista para superarmos os desafios fiscais que tanto prejudicam os gaúchos. Estou comprometido com a missão do Presidente Jair Bolsonaro de lutarmos por Mais Brasil e Menos Brasília“, destaca o parlamentar.

 

Com informações da Agência Câmara de Notícias

Você também poderá gostar...