PL 2299/2021: AUMENTA PARA 3 HORAS SEMANAIS A OBRIGATORIEDADE DE ATIVIDADES DE EDUCAÇÃO FÍSICA NAS ESCOLAS

Protocolado pelo Deputado Federal gaúcho Nereu Crispim, projeto que integra à proposta pedagógica da escola, maior tempo para a disciplina de educação física, que é um componente curricular obrigatório na educação básica. Com a proposta do parlamentar a carga horária mínima passa a ser de 3 horas-aulas por semana, sendo sua prática facultativa ao aluno.

A atividade física regular é um fator chave de proteção, prevenção e controle de doenças em geral, além de favorecer a saúde mental, incluindo prevenção do declínio cognitivo. Outro fator importante apontado no projeto é a vivência social entre as crianças. Crispim justifica que “nunca antes foi tão importante dar atenção às atividades físicas, pois agora vai além manutenção do peso e do bem-estar geral, temos que pensar nos sintomas de depressão e ansiedade apresentados em crianças e adolescentes no período pandêmico”.

Mesmo sabendo de todos os benefícios da educação física, estimativas globais indicam que 27,5% dos adultos e 81% dos adolescentes não atendem às recomendações da OMS para atividade física. Esses números são de antes da pandemia, compreendendo-se com isso que nesse último período a situação se agravou ainda mais. O projeto do deputado Nereu Crispim conta com o apoio da Federação Internacional de Educação Física.

O que diz a OMS?

Crianças e adolescentes devem fazer pelo menos, uma média de 60 minutos por dia de atividade física de moderada a vigorosa intensidade. Ao longo da semana, a maior parte dessa atividade física deve ser aeróbica, pois fortalecem os músculos e ossos devem ser incorporadas em pelo menos 3 dias.

 Outrossim, para crianças e adolescentes, maiores quantidades de comportamento sedentário estão associadas com os seguintes desfechos negativos à saúde: aumento da adiposidade; saúde cardiometabólica diminuída, menor aptidão, menor comportamento pró-social; e redução da duração do sono. (OMS,2020).

Assessoria de Imprensa (51) 995213444

Acompanhe a tramitação da proposta: https://www.camara.leg.br/proposicoesWeb/fichadetramitacao?idProposicao=2288073

Você pode gostar...