FAXINALIZINHO: Pela primeira vez em sua história, município zera a fila de cirurgias oftalmológicas

imagem ilustrativa
As doenças oftalmológicas são responsáveis por 51% dos casos de cegueira no mundo, mas a Prefeitura de Faxinalzinho está empenhada em tornar essa realidade diferente no município. A Secretaria de Saúde, zerou a fila de espera dos pacientes que aguardavam desde 2020 pela cirurgia de catarata e/ou pterígio, nesta primeira fase foram atendidas 14 pessoas que foram operadas voltando a enxergar.
Essas cirurgias só foram possíveis graças aos esforços da administração municipal e Secretaria Municipal da Saúde emenda parlamentar destinada pelo Deputado Nereu Crispim. O prefeito James Ayres Torres disse que “esse momento é histórico, foi possível graças ao empenho de todos os funcionários da saúde em especial a secretária da saúde, Roseli que não mediram esforços para organizar a lista e fazer os devidos encaminhamentos, lembra ainda que graças ao convênio firmado com o Clínica de Olhos Santa Luzia, esse compromisso com o povo faxinalzinhense foi realizado”. Com a fila zerada para estes procedimentos, agora as cirurgias serão realizadas, no máximo, em 30 dias após o primeiro atendimento, complementou ele.
O valor do recurso destinado pelo deputado para a saúde do município foi de R$90.200,00 o parlamentar argumenta: “Quando entregamos uma emenda parlamentar não estamos fazendo favor a ninguém, estamos apenas devolvendo o dinheiro proveniente dos impostos arrecadados das atividades econômicas das cidades, que vai desde o pequeno comércio ou prestador de serviços até o grande empreendedor ou grande indústria, recolhidos pelo governo federal. Esses recursos pertencem a todos e cabe ao povo o dever de fiscalizar, para que o governo atue com transparência”.