PL 2335/2021: RECONHECE GINETEADAS COMO ATIVIDADE ESPORTIVA

Pelo texto, o PL reconhece Gineteadas em bovinos e equinos à modalidade esportiva, além de reconhecer a prática como expressão artística e manifestação cultural nacional, elevando essas atividades à condição de bens de natureza imaterial integrantes do patrimônio cultural brasileiro, da mesma forma que o rodeio, a vaquejada e o laço já são reconhecidos.

No estado do Rio Grande do Sul, especialmente, os rodeios e as gineteadas são manifestações culturais muito importantes. É uma preservação da cultura que construiu o estado e representam um modo de vida dos antepassados cultivados pelos Centros de Tradições Gaúchas, os CTGs.

A prática de domar um animal selvagem e torná-lo dócil e domesticado foi se profissionalizando ao longo do tempo e se tornou uma atividade esportiva em que os ginetes são atletas treinados e competem em alto nível. O parlamentar acrescenta: “Com este PL, os regulamentos dos rodeios terão de contemplar regras que assegurem a proteção e o conforto dos animais, e prever punições para os casos de descumprimento”. Vejo nesse projeto uma maneira de respeitar a construção da cultura gaúcha, finaliza o parlamentar.

Assessoria de imprensa: 51 – 995213444

Acompanhe a tramitação do Projeto:

https://www.camara.leg.br/proposicoesWeb/fichadetramitacao?idProposicao=2288374

Você pode gostar...